
Quando falta um dente da frente, ninguém quer apenas “preencher o espaço”. Quer olhar ao espelho e deixar de conseguir distinguir o implante dos dentes naturais. Parece um objetivo simples: escolher uma cerâmica com a cor certa e reproduzir a forma do dente perdido. Na prática, é bastante mais exigente. Num incisivo, o olhar deteta diferenças mínimas na altura da gengiva, no comprimento da coroa, na forma como a luz atravessa o dente e até no pequeno triângulo de gengiva entre dois dentes. Um implante pode estar perfeitamente integrado no osso e, ainda assim, produzir um resultado que parece artificial. Por isso, numa reabilitação com implantes dentários na zona anterior, a estética não começa quando se escolhe a cor da coroa. Começa muito antes, na posição em que o implante é colocado e nas condições de osso e gengiva que existem à sua volta.
A coroa pode ser excelente e continuar a parecer falsa
Dois dentes podem ter exatamente a mesma cor e, ainda assim, um deles parecer imediatamente artificial. O nosso olhar não avalia apenas tonalidade. Repara na translucidez junto ao bordo, na quantidade de luz que o dente reflete, nas pequenas irregularidades da superfície, na largura, no comprimento e na relação com os dentes vizinhos. Nos dentes anteriores, estas diferenças ficam particularmente expostas. Mas existe outro elemento ainda mais difícil de imitar: a forma como o dente nasce da gengiva. Num dente natural, a raiz condiciona o contorno dos tecidos. Num implante, é necessário reconstruir visualmente essa transição através da posição do implante, do componente protético e da forma da coroa. Se a restauração sair da gengiva demasiado larga, demasiado plana ou num ângulo pouco natural, o olhar percebe que alguma coisa não encaixa mesmo quando não consegue identificar exatamente o quê. É também por isso que copiar apenas o dente correspondente do lado oposto nem sempre resolve. A anatomia pode ter mudado depois da extração e os tecidos disponíveis podem já não permitir reproduzir exatamente aquilo que existia antes.
A posição do implante condiciona quase tudo o que vem depois
Num dente posterior existe normalmente alguma tolerância estética. Num incisivo central superior, poucos milímetros podem ter consequências visíveis. Um implante demasiado para fora pode deixar muito pouco tecido entre o metal e a gengiva, aumentando o risco de recessão e de um contorno pouco natural. Se ficar demasiado para dentro, a coroa pode precisar de um volume excessivo para chegar à posição correta. A profundidade também conta: colocar demasiado superficialmente pode criar limitações na transição entre implante e coroa; demasiado fundo pode tornar a higiene e o desenho protético mais exigentes. Há ainda a inclinação. A futura coroa precisa de surgir no lugar certo e com um eixo que acompanhe os dentes vizinhos. É por isso que a implantologia estética deve ser planeada a partir do resultado final pretendido. Primeiro imagina-se onde deve estar o dente; depois determina-se onde o implante precisa de ficar para permitir construí-lo dessa forma. A disponibilidade de osso continua a ser fundamental, mas colocar o implante simplesmente “onde há osso” pode obrigar posteriormente a fazer uma coroa que tenta compensar uma posição desfavorável. E há limites para aquilo que a prótese consegue disfarçar.
A gengiva é muitas vezes aquilo que denuncia o implante
Quando um implante anterior parece pouco natural, nem sempre é a cerâmica que chama a atenção. Pode ser a gengiva. Uma margem mais alta do que no dente vizinho, uma zona demasiado plana, ausência da papila entre os dentes ou uma sombra acinzentada podem denunciar imediatamente a restauração. O osso e a gengiva que existiam à volta do dente natural começam a alterar-se depois da extração. A parede óssea situada do lado do lábio é particularmente delicada e pode perder volume durante a cicatrização. A gengiva acompanha essas alterações. Em pacientes com tecidos muito finos, pequenas mudanças podem tornar-se bastante visíveis. É por isso que alguns casos beneficiam de técnicas destinadas a preservar ou reconstruir volume ósseo e, quando indicado, aumentar a espessura dos tecidos moles. Um enxerto de gengiva não é necessário em todos os implantes anteriores, tal como não é obrigatório fazer enxerto ósseo sempre que se extrai um dente. A decisão depende da anatomia inicial, da posição do implante, da espessura dos tecidos e do resultado que se pretende alcançar. Também existe uma diferença importante entre um sorriso que mostra muito pouca gengiva e outro em que a pessoa expõe completamente as margens dos incisivos ao sorrir. Uma pequena assimetria que passa despercebida no primeiro caso pode ser evidente no segundo. A exigência estética não é abstrata: depende literalmente daquilo que cada sorriso mostra.

[…]Dois dentes podem ter exatamente a mesma cor e, ainda assim, um deles parecer imediatamente artificial. O nosso olhar não avalia apenas tonalidade. Repara na translucidez junto ao bordo, na quantidade de luz que o dente reflete, nas pequenas irregularidades da superfície, na largura, no comprimento e na relação com os dentes vizinhos.
O provisório pode ajudar a desenhar a gengiva
Em casos selecionados, a coroa provisória não serve apenas para evitar que o paciente fique sem dente durante a cicatrização. Pode funcionar como uma ferramenta para orientar a forma dos tecidos. Alterando cuidadosamente o contorno do provisório, é possível ajudar a gengiva a adquirir uma transição mais natural entre o implante e a futura coroa. Este trabalho faz-se progressivamente e exige respeito pelos tecidos: pressionar demasiado pode provocar recessão ou inflamação; pressionar de menos pode não oferecer suporte suficiente. Quando chega o momento da coroa definitiva, o objetivo é transferir essa arquitetura para a restauração final. Depois entram outros pormenores: cerâmica, textura, brilho, translucidez, forma do bordo e contacto com os dentes vizinhos. Na Clínica Cristiana Rebelo, em Setúbal, uma avaliação de um implante na zona anterior deve por isso começar antes de discutir apenas “qual será a cor do dente”. É necessário avaliar a linha do sorriso, o estado do osso, a espessura da gengiva, a posição dos dentes vizinhos, a mordida e, se o dente ainda estiver presente, aquilo que pode ser preservado no momento da extração. O tempo também pesa. Colocar o implante imediatamente após retirar o dente pode ser uma boa solução em casos bem selecionados, mas não é automaticamente mais estético nem mais indicado do que esperar pela cicatrização. A escolha depende das condições encontradas.
O melhor resultado é aquele em que ninguém pensa no implante
Um implante num dente da frente pode integrar-se no sorriso ao ponto de passar despercebido, mas isso raramente resulta de uma única decisão. É a soma de muitas: preservar ou reconstruir os tecidos quando necessário, colocar o implante no local correto, criar uma transição natural através da gengiva, respeitar a anatomia dos dentes vizinhos e fabricar uma coroa que reproduza não apenas a cor, mas também a forma como um dente natural interage com a luz. Há situações em que todas estas condições estão presentes desde o início e o tratamento é relativamente direto. Noutras, a extração antiga deixou perda de osso e gengiva, ou a posição dos dentes vizinhos torna o caso mais exigente. Nesses casos, tentar acelerar o processo pode ser exatamente aquilo que piora o resultado. Num dente que aparece em praticamente todas as fotografias e conversas, vale a pena planear com outra escala de exigência. Um bom implante anterior não deveria chamar a atenção por parecer um implante particularmente bonito. O ideal é que ninguém repare nele.
